quarta-feira, 8 de agosto de 2007

criatividade ao poder . Já !

"Daniel cohn-bendit - Foste para Israel, o que nao era corrente para uma jovem alemã?

Barbara - Não era o meu primeiro gesto de rebelião mas foi a verdadeira ruptura com os meus pais e com tudo o que eles representavam. Eu tinha verificado que nao conhecia nenhum dos judeus de que tantas vezes (e com razão! na Alemanha já os não havia) Eu tinha pois, por eles uma ideia mitica alimentada por lugares comuns quer filosemitas quer anti.semitas. Quis conhecer esse povo que tanta influência tinha na minha vida .

D. Portanto, tu tomas consciência da necessidade de lutar contra a injustiça através do movimento estudantil. Mas como te tornas uma feminista feroz e vais trabalhar para essa fábrica?

Barbara- O movimento das mulheres desenvolveu-se no seio do movimento estudantil.
Era suposto militarmos numa organização anti-autoritária, mas muito depressa compreendemos que a hierarquia dos sexos é uma realidade. Era evidente que nós, mulheres deviamos ficar no fundo da escala. Enquanto mulheres nao tinhamos direito a palavra nas assembleias, ainda que a democracia fosse precisamente o objecto de discussão. Diziam-nos: "Voês não conseguem falar normalmente... as mulheres enervam.se quando falam, são umas histéricas...", enquanto, como sabes as vozes grossas dos homens quando gritam uns com os outros não sao nada rídiculas... Havia também o problema da violência fisica nas manifestações. Nós praticávamos outra forma de militância e de contestação para além do simples confronto físico, mas só a troca de porrada era considerada corajosa e válida . Nós não tiravamos proveito dessas distinções subtis e fomos obrigadas a abandonar o movimento estudantil e a criar um movimento autónomo.

D. Tu continuas a militar de maneira activa. Ensinas numa escola criada especialmente para mulheres, mas ouve-se falar muito menos do movimento feminista.

B. COMO???

D. È verdade! não podes dizer que o feminismo é muito agressivo neste momento ... seria talvez mais correcto dizer que a sociedade actual se esforça por sufocar o movimento ...

B. Não concordo. Acho que os homens, mesmo esquerdistas, tentam minimizar a sua importância mas é evidente que o feminismo é o único moviemnto que conseguiu impor as suas teses na vida quotidiana das pessoas. A emancipação das mulheres, juntamente com a educação, é o unico tema ainda susceptível de provocar um debate de sociedade. É verdade que na rua, sob formas mais espectaculares e mediáticas, o movimento é mais discreto, mas prossegue o seu combate nas instituições, e onde é mais importante: na cabeça das mulheres . O papel das mulheres no seio da sua família evoluiu muitissimo (...)"

ainda extraído do espírito de Maio de 68 .... é sempre nuclear lembrar quem luta pela liberdade pela igualdade e por isso par Moi, eu quero é que o Sarkozy se lixe todinho ... como é que é possível um gajo com um espectro fascista como ele que diz que quer esmagar o espírito do maio de 68, que só quer uma sociedade de autoridade e de deveres (li-o num jornal) consegue ganhar num país com tradições democráticas e despreconceptuosas como a França??!! okê?! preocupante no minino. agora quero saber como é que o vamos tirar de lá,,, já fez grande gesto, vendeu nao sei quantos milhares de armas nao sei a quem. é li no jornal ... quero que se lixem os governos que vendem armas aliás quero que se lixe qualquer governo . je suis en être humain protegée pour la Declaration des droits humaines sans des impositions des autres ou falsos moralismos . RESPECT ! la verité c'est musical seus nabiças vous politiciens vão à pied sans argent uh uhhh donner de information nas aldeias em vias de desertificação .... vous parlé de la jeunesse sans la connaissence fechados em gabinetes aos quais só tem acesso os humildes senhores que vossas excias querem ... porque os incómodos .... abatem-nos como no tempo da antiga PIDE ..... ué la democracie en moi ! la liberté autobaptizée pour des amis mas costumo dizer que as pessoas livre e puras nao se deixam manipular ou controlar. também gostava muito de saber o que é que o monsieur fidel castro vai fazer à terrinha do tio sam depois de ter dito nos jornais que os states o tentaram matar ...... e é a cada um segundo as suas capacidades segundo as suas necessidades ... acho que marx se enganou ! :)

2 comentários:

mental jukebox disse...

Escola criada para mulheres?!?!?!!!!
uma especie de apartheid?????
sito "o feminismo é o único moviemnto que conseguiu impor as suas teses na vida quotidiana das pessoas." desta forma? e que escola é esta? e porquê só pra mulheres?

o sarkozy é mais do mesmo: merda institucionalizada e altamente repressiva como tem sido hábito das politicas dos ultimos anos em frança... but the youth are getting restless!!!!

Sabar disse...

achei o texto "engraçado " mesmo que possa ter algumas contradições ... a emancipação da mulher é falsa .... queres ir ao basico da falsa moral : uma mulher que adultera tem fama de puta um homem é uma cena "altamente" para ir ao basique de tout e da pior forma. mas é a realidade . ilusão monsieur la emancipation . on a reussi un certain espace nuclear dans la "comunité" o pensamento sem preconceitos livre

et repito-o avec du clap fur toi :
" O Sarkozy é mais do mesmo: merda insitucionalizada e altamente repressiva (...) " eh ehhh ehhh como é que vamos tirar o gajo de lá ? impossível pour moi France est le pays de la revolution inconscient sans predjugement ... la liberté la expansion du penséee